quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Barriguita 6 meses

26 semanas

Está grávida de 26 semanas – já só faltam 98 dias!

Começa a formar-se gordura por baixo da pele do bebé.



O bebé pesa agora cerca de 900 gramas e mede cerca de 35,5 cm da cabeça ao calcanhar. O peso irá mais ou menos triplicar deste momento até ao nascimento, à medida que rapidamente forma a sua gordura. Essa gordura ser-lhe-á necessária para se adaptar às temperaturas mais baixas fora do útero e como fonte de energia e calorias nos primeiros dias de vida. É comum os recém-nascidos perderem peso, especialmente os que se alimentam de leite materno (por vezes a perda de peso chega a 10% do peso à nascença) na primeira semana após o nascimento.
Os percursos nervosos dos ouvidos do bebé começam a desenvolver-se, o que quer dizer que a sua resposta aos sons começa a tornar-se mais consistente. Os pulmões também estão em pleno desenvolvimento, ao mesmo tempo que o bebé continua a inspirar pequenas quantidades de líquido amniótico – um bom treino para quando, depois de nascer, inspirar pela primeira vez aquela lufada de ar. Se for um rapaz, os testículos começam a descer para o escroto – uma viagem que demorará cerca de três dias.
É mesmo verdade:
Na grande maioria das línguas do mundo, a palavra para “mãe” começa com a letra M.

Imagem e texto retirados do site familia.sapo.pt  

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Análises do 2º trimestre

Na quarta-feira lá fui eu as 8 da manha fazer as análises do 2º trimestre, devem ser as piores análises que uma grávida tem de fazer, além de termos de estar em jejum, depois de tirarmos sangue pela primeira vez, dão um sumo (mais parece açúcar líquido a saber a laranja) para bebermos até ao fim (e a garrafa não é nada pequena) e temos de ficar com aquilo no estômago durante 2 horas (OMG). Nem foi muito difícil de beber aquilo porque o que incomoda não é o sabor, porque não sabe mal, mas sim pelo facto daquilo ter tanto mas tanto açúcar que nos faz arranhar a garganta toda. Só sei que eu na gravidez não sabia o que era sintomas e naquele dia acho que tive todos ao mesmo tempo. Eu que até gosto de tirar sangue, a 3ª e última picada para mim foi uma coisa horrível, senti tudo e inclusive dor, nem conseguia mexer o braço esquerdo (onde fui picada 2 vezes) mas o braço direito até estava bom (onde fui picada apenas uma vez). Depois de ter saído da clínica eu tinha colocado 2 queques na mala, para que assim que saísse de lá poder comer logo alguma coisa, no caminho até casa, mas mal meti o bolo à boca só tive tempo de o dar ao meu namorado que comeu o resto, porque o queque sabia a laranja e comecei logo a ver tudo a gira a minha volta. Finalmente chego a casa e o meu namorado vai me preparar um pão com queijo, que eu só sei que me custou imenso a comer, pois parecia que vinha tudo para fora, depois só tive tempo de pousar a cabeça na almofada e adormecer durante uma horinha.
E pronto foi assim o meu dia de quarta-feira.

Imagem retirada do Google

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

25 semanas

Está grávida de 25 semanas – já só faltam 105 dias!

O cabelo do bebé tem cor e textura.



Da cabeça aos calcanhares, o bebé mede agora cerca de 35 centímetros. O peso – 680 gramas – não parece muito, mas o bebé está a começar a trocar o seu corpo comprido e magrinho por um visual mais arredondado. À medida que vai ganhando peso, a pele enrugada começa a ficar mais macia, fazendo com que comece a ter uma aparência mais próxima de um recém-nascido. Já será provavelmente possível reconhecer a cor e a textura do cabelo, embora ambas possam mudar quando nascer.

Os bebés que nascem com cabelo ruivo podem mais tarde ser loiros, os recém-nascidos de cabelo escuro podem crescer e ter uma cabeleira clara e os louros transformam-se muitas vezes em morenos. No caso dos bebés africanos, a grande surpresa é geralmente a textura. Se o seu bebé nascer com caracóis grandes e macios, é possível que fiquem mais densos e um pouco mais ásperos nos primeiros seis meses de vida.

Imagem e texto retirados do site familia.sapo.pt 

domingo, 16 de outubro de 2011

Ainda existe pessoas com bom coração!

Graças ao Trocas de Amor tenho encontrado pessoas com um grande coração que me tem ajudado no que preciso para o meu menino.
A essas pessoas agradeço de coração, mesmo que um simples obrigada não chegue para expressar toda a minha alegria pelas vossas ajudas.

Imagem retirada do perfil do Trocas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

5ª consulta

Ontem foi dia de consulta, fiquei a saber que o meu menino já deu a volta e que engordei 4kg só neste mês, enquanto tinha engordado 2kg em 4 meses como é possível se como o mesmo!?
Já estou inscrita para as aulas de preparação para o parto weeee
Agora para a semana tenho uma carrada de análises para fazer, que são mesmo necessárias, não só por serem as do 2º trimestre mas também porque na próxima consulta dia 10 de Novembro como faço as 28 semanas tenho de levar a vacina por eu ser Orh - e o namorido ser Orh + e para levar a vacina preciso mesmo de ter as análises.
Por agora é tudo :)

Imagem retirada do Google

As prendinhas da vovó

A minha mãe é a avó mais babada e linda do mundo hehe
Obrigada pelas prendinhas, são lindas *-*
AMO-TE melhor mãe do mundo









 A minha mãe lindona *-*

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A prendinha do papa

As primeiras botinhas do nosso menino, tão fofinhas *-*
Estou desejosa de lhe poder calça-las hehe
Nós já te amamos muito filho

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Chuchas

Se o nosso pilas gostar de chuchas estas vão ser as dele hehe
Do Pooh claro e vão ser oferecidas pela melhor avó do mundo, a minha mãe
LOVE U MUM
Mas é uma coisa que só se vai comprar quando o Ricardo nascer, porque primeiro temos de ver se ele pega chuchas.

Imagens retiradas do site Nuk Shop

24 semanas

Está grávida de 24 semanas – já só faltam 112 dias!

 

As papilas gustativas do bebé já poderão funcionar.


O bebé cresce agora a um ritmo constante, tendo aumentado cerca de 120 gramas desde a semana passada, quando tinha pouco mais de 450 gramas. Dado que tem cerca de 30 centímetros, ainda é bastante magrinho, mas o corpo está agora a “encher” de modo proporcional. A pele é fina, translúcida e enrugada, o cérebro cresce rapidamente e as papilas gustativas já poderão estar operacionais. Os pulmões desenvolvem os “ramos” da “árvore” respiratória e as células que produzem o surfactante, uma substância que ajuda a uma mais fácil insuflação dos alvéolos.
O bebé consegue agora ouvir cada vez melhor e pode mesmo senti-lo a assustar-se com ruídos repentinos e de volume elevado. No entanto, estará provavelmente a habituar-se aos ruídos rotineiros que ouve quando anda por casa, como o cão a ladrar ou o ruído do aspirador. Muitos pais recentes ficam surpreendidos pelo facto de estes ruídos não parecerem perturbar os recém-nascidos mas, se pensar bem, a verdade é que andam a ouvi-los há meses. 

É mesmo verdade:
Em 2003, 27,6 % de todos os bebés nasceram de cesariana, mais 6% do que em 2002 — 19% correspondiam a cesarianas realizadas pela primeira vez.

Imagem e texto retirados do site familia.sapo.pt

Mobile

Este é o mobile do nosso menino e é lindo!
Foi prenda da avó paterna.

Comprei a uma mamã lá do forum "De mãe para mãe" e recomendo a lojinha dela "Loja susanpedro"






Imagem retirada do Google

23 semanas

Está grávida de 23 semanas – já só faltam 119 dias!

 

Dance pela casa – o bebé pode já sentir o seu corpo a mexer.


O bebé tem mais de 28 centímetros e pesa cerca de meio quilo. É possível que agora já sinta os seus movimentos, por isso ponha música divertida e dance pela casa. Independentemente da etnia do bebé, nesta fase a pele é vermelha e enrugada e será provavelmente cor-de-rosa ou avermelhada ao nascimento. Os vasos sanguíneos visíveis através da pele transparente do bebé estão na origem desta coloração. A tonalidade definitiva da pele desenvolve-se ao longo do primeiro ano.
Os vasos sanguíneos nos pulmões do bebé estão a desenvolver-se para o preparar para a respiração, mas vão ser precisos ainda muitos mais meses para completar o desenvolvimento pulmonar. Os pulmões são o último órgão a completar o desenvolvimento nos bebés. É por esse motivo que os bebés prematuros (que nascem antes das 37 semanas de gestação) têm muitas vezes dificuldade em respirar. Um bebé que nascesse esta semana poderia sobreviver com a ajuda de cuidados médicos intensivos, mas o risco de complicações graves seria muito elevado. 

É mesmo verdade:
O animal com a gestação mais longa é o elefante. A gravidez dura cerca de dois anos!

Imagem e texto retirados do site familia.sapo.pt

Creme para as estrias

Eu uso este creme da Mustela e por enquanto não tenho sinal de estrias a não ser nos peitos, que não costumo meter com muita frequência nessa zona para ser sincera.
Sei que já foi feito estudos que comprovam que não há cremes milagrosos e que se tiver de estalar, estala, mas acho que isso não nos impede de pelo menos hidratar a pele e pelo sim pelo não nunca se sabe.



Imagem retirada do Google

22 semanas

Está grávida de 22 semanas – já só faltam 126 dias!

 

Os “dentes em botão” (para os dentes de leite e definitivos) já lá estão.


O bebé tem agora o aspecto de um recém-nascido em miniatura, com 27,5 cm e cerca de 450 gramas. A pele continuará enrugada até o bebé ganhar peso suficiente para a preencher e a penugem fina (lanugo) que cobre a cabeça e o corpo é agora visível. Os olhos já se desenvolveram, embora a íris (a parte colorida do olho) ainda não tenha a pigmentação.
O pâncreas, essencial para a produção hormonal, desenvolve-se igualmente a um ritmo constante. Os lábios tornam-se mais nítidos e começam a surgir os primeiros sinais da presença de dentes, sob a forma de rebentos abaixo da linha das gengivas. Só deverá ver o seu primeiro dente quando o bebé tiver 4 a 7 meses de idade, a menos que seja um daqueles casos raros em que nasce já com dentes. 

É mesmo verdade:
Apenas um em cada 2.000 bebés nasce com um dente.

Imagem e texto retirados do site familia.sapo.pt

Barriguita 5 meses

21 semanas

Está grávida de 21 semanas – já só faltam 133 dias!

 

As sobrancelhas começam a crescer.

 
O bebé pesa agora cerca de 350 gramas e tem aproximadamente 27 centímetros de comprimento. As sobrancelhas e as pestanas estão agora completamente desenvolvidas. Se for uma rapariga, a vagina já está formada, embora o seu desenvolvimento continue até ao nascimento.
O bebé agora já não pára quieto. Investigadores do desenvolvimento fetal afirmam que os bebés se mexem cerca de 50 vezes por hora, mesmo durante o sono. Toda esta movimentação ajuda a estimular o desenvolvimento físico e mental do bebé. Poderá não sentir 50 pontapés, murros e voltas durante o dia mas, quando finalmente decide descansar, não se surpreenda se o pequenote passar a noite a dançar. Porque espera ele pelo cair da noite, precisamente quando a mãe tanto precisa de descansar? É verdade que os seus horários não lhe dizem nada, mas provavelmente está a mexer-se tanto como durante o dia. É simplesmente mais fácil reparar em todos estes movimentos quando está sossegada e quieta. 

É mesmo verdade:
Durante a gravidez, o volume sanguíneo aumenta 40 a 50% e o tamanho do útero aumenta 500%

Imagem e texto retirados do site familia.sapo.pt

Ecografia do 2º trimestre

A minha ecografia do 2º trimestre foi feita no dia 21 de Setembro com 21 semanas.
Foi a primeira ecografia que o papa foi e adorou ver o nosso bebé.
Estava também presente a minha mãe, que me acompanhou a todas e claro que não poderia faltar a esta.
Continua tudo bem com o bebé, está no p50 e mede aproximadamente 26 cm
E a melhor noticia é que já sabemos o sexo, É UM PILAS

4ª consulta

A minha 4ª consulta foi no dia 8 de Setembro.
Na altura de me pesar fiquei a saber que engordei mais 1kg (já lá vão 2 ao todo) e ouvi o coração do meu bebé.





Imagem retirada do Google

Barriguita 4 meses

Já sinto o meu bebé!

O titulo diz tudo!
Senti o meu bebé pela primeira vez no dia 31 de Agosto, com 18 semanas

18 semanas

Está grávida de 18 semanas – já só faltam 154 dias!

 

As orelhas do bebé destacam-se da cabeça.


Da cabeça ao rabinho, o bebé tem cerca de 14 centímetros de comprimento (mais ou menos o comprimento de uma batata doce grande) e pesa quase 200 gramas. Passa o tempo a flectir os braços e as pernas – movimentos que irá provavelmente começar a notar cada vez mais dentro de si.
Os vasos sanguíneos são visíveis através da pele, muito fina, e as orelhas já estão na sua posição final e destacam-se da cabeça. A mielina (uma camada de protecção) começa a formar-se em redor dos nervos, um processo que continuará durante um ano após o nascimento.
Se for uma rapariga, o útero e as trompas de Falópio estão já formados e posicionados. Se for um rapaz, os genitais são perceptíveis, embora possam estar escondidos durante as ecografias.

Imagem e texto retirados do site familia.sapo.pt

15 semanas

Está grávida de 15 semanas – já só faltam 175 dias!

 

Rapaz ou rapariga? Agora já se pode ver.


Com cerca de 10 centímetros de comprimento, da cabeça até ao rabinho, o bebé pesa agora cerca de 70 gramas. Passa o seu tempo a inspirar e expirar líquido amniótico, o que ajuda ao desenvolvimento dos alvéolos dos pulmões. As pernas estão agora a ficar mais compridas do que os braços e o bebé consegue mexer todas as articulações e membros. Isto significa que as mãos são também mais funcionais. Começam a aparecer as glândulas sudoríparas e, embora as pálpebras continuem bem fechadas, já consegue aperceber-se da luz. Se apontar uma lanterna para a barriga, é provável que se desvie do foco de luz.
Se tiver uma ecografia marcada para as próximas semanas (a maioria das mulheres faz uma ecografia entre as 16 e as 20 semanas), poderá eventualmente já saber se é um rapaz ou uma rapariga! Mas não fique desiludida se tudo continuar um mistério. A determinação do sexo depende da nitidez da imagem e da posição do bebé durante a ecografia; pode estar enrolado ou virado de tal forma que não lhe permita sair do suspense.
Começam agora também a formar-se as papilas gustativas e um estudo realizado no Monell Chemical Senses Center, em Filadélfia, sugere que poderá ser capaz de sentir o sabor dos alimentos ingeridos pela mãe. Investigadores determinaram que os sabores dos alimentos tomados por mulheres grávidas alcançam o líquido amniótico.
Além disso, concluíram que a ingestão de alimentos saudáveis durante a gravidez poderá ajudar o bebé a desenvolver uma preferência por esses alimentos, possivelmente para toda a vida. 

É mesmo verdade:
É ligeiramente mais provável que o seu bebé seja um rapaz do que uma rapariga. Em média, nos EUA, nascem 1.048 rapazes por cada 1.000 raparigas.

Imagem e texto retirados do site familia.sapo.pt

3ª consulta

A minha 3ª consulta foi no dia 11 Agosto.
Esta foi a primeira consulta em que o papa esteve presente e quando ouvio o coração do seu pequenito sorrio de orelha a orelha.
Engordei 1kg ficando assim com 71kg







Imagem retirada do Google

Barriguita 3 meses

12 semanas

Está grávida de 12 semanas – Já só faltam 196 dias!

 

O cérebro do bebé começa a produzir sinapses.


O bebé alcançou a meta dos 5 cm (tem mais ou menos o tamanho de uma lima) e pesa cerca de 15 gramas.
A cara começa a assumir um aspecto mais humano. Os olhos, que começaram a formar-se nos lados da cabeça, estão agora mais próximos no centro do rosto e as orelhas já praticamente assumiram a sua posição final. Os intestinos do bebé, que cresceram tão rapidamente que chegam a entrar no cordão umbilical, começarão agora a deslocar-se para o interior da cavidade abdominal. Os rins segregam urina para a bexiga.
As células nervosas têm vindo a multiplicar-se rapidamente e começam a produzir-se sinapses (caminhos de comunicação neurológica no cérebro). O bebé já poderá ter adquirido mais reflexos, incluindo o da sucção, e até se contorce se pressionar a barriga, embora só daqui a várias semanas comece a sentir os seus movimentos. 

É mesmo verdade:
Estudos demonstram que não há fundo de verdade para o mito de que o batimento cardíaco de um bebé pode indicar se é rapaz ou rapariga.

Imagem e texto retirados do site familia.sapo.pt

Ecografia do 1º trimestre

A minha ecografia do 1º trimestre foi feita no dia 20 de Julho com 12 semanas.
Vi o meu bebé lindo e ouvi o seu coração.
Ele media 61 mm e tinha frequência cardíaca de ±150
Na ecoanatomia estava tudo normal

2ª consulta

A minha 2ª consulta foi no dia 7 de Julho, onde mostrei os resultados das análises, estava tudo em ordem, só não era imune à toxoplasmose. 
Não é nada de grave, apenas no caso de quem tem gatos como animais de estimação, deve evitar de limpar a caixa, pedindo a outra pessoa para o fazer, ou então calça umas luvas e desinfecta muito bem as mãos, também tem de se ter muito cuidado com as carnes que comemos, devem de estar muito bem passadas, a fruta e legumes muito bem lavados de preferência mete-los de molho com umas gotas de vinagre por uns min. e o marisco devemos evitar, mas podemos comer desde que seja feito em casa e não comermos em demasia.
Antes de saber que estava grávida pesava 70kg (já estava a cima do meu peso 9kg) e nesta consulta quando me fui pesar o peso manteve-se nos 70kg.
Imagem retirada do Google

1ª consulta

A minha primeira consulta foi no dia 27 de Junho onde recebi as informações principais e o livro da grávida, pelo qual temos de andar sempre acompanhadas. 
Mostrei a ecografia e estava tudo bem com a minha feijoca.
A médica passou mais análises e receitou-me o Folicil.







Imagem retirada do Google

8 semanas

Está grávida de 8 semanas - Já só faltam 224 dias!

O bebé já consegue dobrar os cotovelos e os joelhos.

O bebé tem agora cerca de 2 cm de comprimento, mais ou menos o tamanho de um feijão. Movimenta-se e muda de posição constantemente, embora estas agitações no útero só daqui a várias semanas sejam perceptíveis para si. A cauda embriónica esta a desaparecer e as pálpebras já praticamente cobrem os olhos. Continua a apresentar ligeiras membranas, mas os dedos das mãos e dos pés estão a ficar compridos. Os braços também são mais longos e as mãos agora ao nível do pulso.

As articulações dos joelhos e dos cotovelos já estão formadas, pelo que consegue dobra-los, e os pés já poderão ser suficientemente compridos para se juntarem à frente do corpo. Com o tronco direito, a cabeça fica mais erecta. Os canais respiratórios estendem-se da garganta até às ramificações dos pulmões em desenvolvimento. As células nervosas do cérebro começam também a ramificar-se para se interligarem, formando os caminhos neurais primitivos. Por mais que sonhe acordada com o sexo do seu bebé, os genitais externos ainda não se desenvolveram o suficiente para relevar se será um rapaz ou uma rapariga.

É mesmo verdade:
A probabilidade de ter gémeos por métodos naturais é inferior a 2 por cento. Se fizer tratamentos de fertilidade, a probabilidade por chegar aos 20 por cento.

Imagem e texto retirados do site familia.sapo.pt

A ecografia da confirmação!



Fui comunicar à minha médica que tinha feito um teste e que tinha dado positivo, ela passou logo uma ecografia para confirmar de quanto tempo estava e passou-me umas analises.
A minha primeira ecografia foi no dia 24 de Junho e confirmou-se que estava grávida de 8 semanas + 4 dias, quando vi  pela primeira vez a minha feijoca de 20 mm e ouvi o seu pequeno coração a bater tão rápido o meu mundo parou, naquele momento era apenas eu e ele.
Não percebo como é que há pessoas que depois de ouvirem um pequeno coração com tanta vida conseguem, fazer coisas horríveis.

Como tudo começou!?



Sempre tive uma menstruação controlada, mesmo sem tomar a pílula, mas no mês de Maio não havia nem sinal dela, eu e a minha mãe já estávamos a achar isto tudo muito estranho, mas resolvemos esperar, até que chegou o mês de Junho e nada, então resolvemos logo comprar um teste, viemos para casa almoçar, depois a minha mãe saiu para trabalhar e eu fui fazer o teste, quando começo a ver a segunda tira a aparecer comecei logo a chorar, no teste dizia para esperar uns 3 min. para ver o resultado mas eu sei que assim que olhei para ele já lá estava a aparecer as 2 riscas, chorei e chorei e chorei, pois não foi a melhor noticia, pois as coisas estão muito complicadas em termos de carteira, porque eu e o namorido estamos desempregados e ainda vivemos com as nossas mães. Assim que vi o positivo liguei logo ao namorido a chorar e disse que ia ter com ele porque tínhamos de falar e logo de seguida liguei para a minha mãe a dizer que tinha dado positivo. Fui ter com o namorido e tivemos uma conversa muito séria e vimos que o melhor era seguir com isto para a frente, porque somos os dois contra o aborto. Entre mortos e vivos, alguém ade de sobreviver. Se tivermos a espera que também as coisas melhorem para podermos ter filho, então ninguém os tem porque o país vai de mal a pior.

Apresentação

Olá,

O meu nome é Cátia, tenho 21 anos e nasci no dia 7 de Agosto.
Vivo na zona de Almada, por enquanto.
Estou a passar pela melhor experiência da minha vida, que é estar grávida e estou a aproveitar esse tempo da melhor maneira, do lado de quem mais amo, namorido e família.
Fiz este blog como se fosse o meu pequeno diário, da minha gravidez e vou registar desde o inicio até ao nascimento.

Espero que gostem e que se divirtam.
Beijinhos,
Cátia Nunes