sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ontem foi dia de conhecer mais uma coisa "rolhão"

O rolhão mucoso: Esse ilustre desconhecido

A maioria das grávidas espera que se produza a perda do rolhão mucoso, como um sinal do parto que se adivinha. No entanto, a futura mamã nem sempre se apercebe que o está a eliminar ou que o eliminou. E mais, 60 por cento não se apercebe.



Durante os dias férteis, a meio do ciclo menstrual, quando se produz a ovulação, as glândulas endocervicais localizadas no colo do útero “fabricam” o muco cervical. Trata-se de uma substância espessa, de cor esbranquiçada, com uma consistência similar à da clara de um ovo, cuja função é proteger os espermatozóides da acidez vaginal para evitar que morram. Quando a mulher fica grávida, o muco cervical adquire uma consistência mais espessa e forma uma espécie de “tampão” que permanece ao longo de toda a gestação para impedir a passagem de germes para o interior do útero. É o que se chama “rolhão mucoso”. Devido ao facto das glândulas continuarem a produzi-lo, o muco cervical regenera-se durante toda a gravidez. No entanto, uma parte costuma eliminar-se através da vagina e esse é o típico fluxo que muitas futuras mamãs apresentam. 
Quando se elimina o rolhão mucoso?
A maioria das mulheres não se apercebe de que está a perder o rolhão mucoso, talvez porque imagina de que se trata de um verdadeiro “tampão” com a sua consistência e forma. No entanto não é assim: apesar de que alguns possam ser bem mais espessos, geralmente trata-se de um fluxo de consistência média. Cabe destacar que embora muitas vezes costume passar inadvertido, o rolhão mucoso está sempre (porque, como se disse, as glândulas cervicais não deixam de o fabricar), mas a mamã não se apercebe que o está a eliminar ou já o eliminou. E mais, 60 por cento não se apercebe. Às vezes, depois de uma revisão (o toque) ou então quando a data do parto está próxima, costuma aparecer uma perda cor-de-rosa. Essa mucosidade que corre pela vagina não é mais do que uma parte do rolhão mucoso. Mas cuidado: este facto não significa que o parto está eminente. Embora o habitual seja que o rolhão seja eliminado previamente ao trabalho de parto ou durante o mesmo, também pode começar a ser expulso como uma secreção quase imperceptível, a partir da semana 37 da gestação.


Texto retirado do site familia.sapo.pt 
Imagem retirada do Google
 *******************************************************************************

E são estas as coisas da gravidez por as quais uma mulher passa :)
A mim aconteceu ontem dia 12... Agora vou andar um pouco mais atenta :)
Ao principio pensava que não fosse o rolhão por ser transparente (normalmente é sempre castanho ou raiado de sangue, pelo que dizem) mas depois de ler a frase a baixo, vi que também pode ser transparente que uma mulher nem nota.
Embora o habitual seja que o rolhão seja eliminado previamente ao trabalho de parto ou durante o mesmo, também pode começar a ser expulso como uma secreção quase imperceptível, a partir da semana 37 da gestação.

Sei que por ter o saído o rolhão, não quer dizer que seja já daqui a 3 dias o grande dia. Mas agora é esperar e ver...





1 comentário:

  1. Eu nem vi o meu acredita...
    Eu tive Davi antes dele sair...
    Como é bom ver cada fase da gravidez ate o ultimo momento...
    Logo o baby chegara...
    Bjs

    ResponderEliminar